7ª Bataria RAC - Outão

O Regimento de Artilharia de Costa (RAC) era uma unidade do Exército Português com a missão de assegurar a defesa costeira dos acessos aos portos de Lisboa e de Setúbal. O regimento baseava-se em batarias fixas fortificadas instaladas ao longo das costas da Península de Setúbal e da Linha do Estoril, equipadas com peças pesadas de artilharia naval, montadas em torres couraçadas. O RAC foi desativado em 1998.














Outão, 7ª Bataria do RAC, foi inicialmente montadas 3 peças de 147 m/m fabricadas pela Krupp e de origem Alemã, iguais à da 4ª Bataria, na Parede, com as torres blindadas abertas na parte traseira.
A 7ª Bataria sofreu uma modernização no inicio dos anos 50, e passando a efectuar tiro orientado por radares de tiro moveis que eram montados quando dos exercícios, as 3 peças de 152.4mm simples, da marca Vickers de 6 polegadas e com um alcance na ordem dos 35km, foram gentilmente cedidas pelo Reino Unido, ao abrigo da NATO.
Quando disparadas em simultâneo (fogo de bataria), era um estrondo e a serra da Arrábida (num raio mais de um km) estremecia como se fosse "quase um tremor de terra".
Por causa da manutenção das mesmas, estas faziam fogo real pelo menos duas vezes por ano
Actualmente encontra-se desactivada, assim como muitos outros quartéis.

1 comentário: