Vitória de Setúbal

Campo dos Arcos
DO NASCIMENTO À GLÓRIA

Foi no início do Séc. XX, mais precisamente a 10 de Novembro de 1910, que por desinteligências entre elementos do Bomfim Foot-ball Club, um dos clubes onde se praticava essa nova modalidade importada das ilhas britânicas chamada Futebol, levaram Joaquim Venâncio, Henrique Santos e Manuel Gregório a abandonar esse clube, lançando a ideia da formação de um pequeno grupo a que dariam o nome de Sport Vitória. «A Vitória será nossa» dizia o entusiasta Joaquim Venâncio, e daí o nome que ficaria para a posteridade de Vitória.
Entretanto, a saída de mais elementos de outros clubes setubalenses tais como Guilherme da Silveira, José Preto Chagas, Manuel Reimão, Gabriel Roillé, Matos Diniz, Duarte Catalão, Ernesto Viegas, António Ledo, Eurico Costa, Joaquim Gomes, Júlio Araújo e Mário Ledo iria aumentar o número de membros do mais recente clube de Setúbal.
A 20 de Novembro de 1910 estava constituído o clube, com alguns dos nomes que iriam ter um papel preponderante no seu futuro, e que iria passar a chamar-se por sugestão de Joaquim Correia da Costa, a 5 de Maio de 1911, aquando da primeira reunião de Assembleia Geral, de Victória Foot-ball Club


Uma das primeiras equipas de futebol do "Vitória foot-ball club" (ex- Sport Vitória), e agora também denominado "Vitória de Setúbal Futebol Clube".
A diferença no equipamento: camisola e calções brancos, com bolso e gola vermelha.


Uma das primeiras equipas de futebol do Vitória, em 1913.
De pé: António Passos, Duarte Catalão, Carvalho I, Ernesto Viegas, Raúl dos Santos e António Machado.
Sentados: António Ledo, Mário Ledo, Carvalho II, José Joaquim Gomes e Matos Diniz.



Frontaria do Palácio da Salema, sede do Vitória Futebol Clube, 1952


Pote-mealheiro de recolha de fundos (dos vários distribuídos pela cidade), destinados à construção do Estádio do bonfim.


Grandioso cortejo saído da Praça do Bocage em direção ao Bonfim, onde se realizou a cerimónia da posse dos terrenos para o novo campo de jogos do Vitória.


Uma demonstração de apreço dos Setubalenses pelas obras do Estádio do Vitória, ao transportarem nas camionetas, jorra e outros materiais para a sua construção.


Todos os meios de transporte serviam para transportar tudo quanto era destinado à construção do Estádio







O verdadeiro clubismo não escolhe idades ou associações de bairro.
Todos, sacrificando as suas horas de folga e de lazer, trabalhando com entusiasmo e dedicação, para que o Estádio seja uma realidade.







Inauguração do Estádio do Bonfim a 16 de Setembro de 1962







Equipa de futebol que inaugurou o Estádio do Bonfim


Recepção à equipa vencedora da Taça de Portugal em Futebol, 1967


Demolição do Campo dos Arcos - 1971

1 comentário:

  1. Não entendo como alguém pode escrever "a história do Campo dos Arcos sem uma vez mencionar o grande Mariano Coelho que doou o campo ao VFC.

    Como bisneto de Mariano Coelho acuso uma enorme ofensa ao grande vitoriano que ele foi.

    Ou é ignorância ou ......

    Acácio Correia

    ResponderEliminar