Toca do Pai Lopes

1960 - Parque de Campismo da Toca do Pai Lopes

Pai Lopes
Professor Doutor
(1881- 1971)

O Pai Lopes era assim...
Metido dentro do seu sobretudo surrado, deixava espreitar dele apenas uma cabeça de cabelos grisalhos, hirsutos, com dois bigodes façanhudos, agressivos, sob os quais, uma beata de onça passeava, parasitária.
O Pai Lopes foi um professor de História Universal no Passos Manuel. A tristeza do seu olhar não ganhava entusiasmo na descrição da conquista dos exércitos e parecia pedir-nos desculpa de ter de nos falar de tragédias.
Exemplificava o veto dos romanos embuçando-se na gola do sobretudo como fora se fora a túnica dos oradores e todo ele era uma figura lendária recortada duma Roma Antiga.
Vivíamos nessa época de 1937/38, o pavor da ameaça de novas páginas sangrentas da história, e o pai Lopes avisava:
- Quando vocês ouvirem dizer que os ministros plenipotenciários das potências maiores conseguiram finalmente chegar a um acordo de paz, digam às vossas mães que “ atafulhem” as despensas de arroz, de massa e de conservas ... Vai rebentar a guerra.

"Quando um professor de liceu ganhava jus ao epíteto de “pai” era porque a sua atitude, compreensão ou simpática anuência aos irrequietismos da juventude tinha algo de bom, de justo e de paternal autoridade"

3 comentários: