Fonte Nova - Bairro Troino

O bairro de Troino é um dos mais característicos e antigos bairros da cidade de Setúbal, remontando os seus primórdios à época romana. Originalmente e até aos dias de hoje tem sido uma área de habitação da comunidade piscatória, dada a sua proximidade da zona ribeirinha. Tem também acolhido outras actividades ligadas ao mar como armazéns de pesca, pequenas oficinas e diverso comércio.
Nas duas últimas décadas o típico bairro tem vindo a acentuar uma vocação para acolher estabelecimentos de restauração baseados na confecção de peixe, bem como cafés, bares e esplanadas. Uma evolução ditada, não por qualquer plano, mas pela, desde sempre, ligação à pesca. E por uma majestosa avenida Luisa Todi que garante, por um lado, o complemento de estacionamento que falta no interior do bairro e por outro a fácil ligação a outras zonas da cidade.
Ao longo do ano, mas com especial incidência nos meses de Verão, os estabelecimentos da zona são procurados por muitos milhares de pessoas. O número de restaurantes tem vindo a aumentar e Troino é já um destino de turismo gastronómico.

Tenho um carinho muito especial por este bairro porque foi aqui que nasci e que passei a toda a minha infância.





Igreja da Anunciada
Igreja do antigo Convento de Santa Teresa, sendo actualmente a matriz da freguesia da Anunciada. Guarda interessantes azulejos do século XVIII. Claustro em estilo chão , simples e proporcionado.





















Fonte da xaroca
Esta fonte era um dos centros de abastecimento de água no tempo em que as casas eram construídas sem saneamento básico e as pessoas faziam enormes filas para encherem recipientes de água.
A fonte da Xaroca, embora pequena, era a preferida de muita gente que a partir dos anos 20 começou a utilizá-la. A construção de novas habitações na sua envolvente, nos últimos anos, acabou por justificar a sua desactivação, até porque toda a cidade já tem abastecimento de água.


Capela de S. Marçal - Padroeiro dos Bombeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário