Incêndio de 1910 na Camâra Municipal de Setúbal

Na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910, a Câmara e os documentos e as obras de arte que albergava foram consumidos pelas chamas de um trágico incêndio, consequente do clima político-social que se vivia no país – implantação da República.
A sede dos serviços municipais mudou-se para as instalações do Liceu Bocage após o incêndio, onde permaneceu até ao fim das obras de reconstrução do edifício.
Entretanto, já tinham passado sete anos e os Paços do Concelho ainda continuavam em ruínas. Um periódico aproveita para endereçar ao arquitecto alguns conselhos para que o edifício fique mais funcional nos seus vários serviços e a sua estrutura mais sólida e as linhas mais harmoniosas.
Em 1927, o arquitecto Raul Lino é solicitado pela Câmara Municipal para avaliar o estado em que se encontrava o edifício. Foi-lhe, então, entregue o projecto da reconstrução. Do projecto faziam parte plantas, alçados e cortes à escala 1/100, pormenores de cantaria à escala 1/10, pormenores de carpintaria à escala 1/20, principais perfis no tamanho natural, alguns cálculos e uma memória descritiva que explicasse os acabamentos.
Entre 1928 e 1932 decorreram as obras de demolição de algumas casas e prédios dos quais era preciso o espaço, já que o edifício iria ser, mais uma vez, ampliado, e algumas negociações sobre o financiamento do projecto, já que existiam dificuldades financeiras.
Em 1933, iniciaram-se as tão esperadas obras de reconstrução da Câmara.
No que respeita a ampliações, a fachada ficou com sete arcos, mais um do que antes do incêndio, e com mais duas janelas, uma de cada lado, ficando com sete em vez de cinco.
No final do ano de 1938 (vinte e oito anos depois da tragédia!) deram-se por concluídas as obras de Reconstrução dos Paços do Concelho. Terminadas as obras, houve depois que mobilar todas as salas e transferir os serviços do Liceu de Bocage para a sua legítima sede, construída de raíz.
Fausto de Albuquerque foi quem ficou encarregue de fazer todos os desenhos do mobiliário e tudo o mais que fosse necessário para o edifício.
A primeira reunião da Comissão Administrativa no novo edifício decorreu no dia 10 de Agosto de 1939.
Até aos nossos dias, o edifício não sofreu alterações estruturais, apresentando ainda as mesmas características de há quase setenta anos atrás.



Sem comentários:

Enviar um comentário