Luisa Rosa de Aguiar, Todi pelo casamento, foi uma cantora lirica portuguesa.
Luísa Todi, tinha a capacidade invulgar de cantar com a maior perfeição e expressão em francês, inglês, italiano e alemão, é considerada a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos.No seu Tratado da Melodia, Anton Reicha, considera Luísa Todi como «a cantora de todas as centúrias» melhor dizendo «uma cantora para a eternidade».
Setúbal não a esqueceu tendo-lhe erigido um monumento com a sua efígie e dado o seu nome a uma das principais artérias da cidade, a avenida Luísa Todi, a mais bonita e emblemática artéria da cidade de Setúbal, desenvolvendo-se na baixa da cidade, paralela ao Rio Sado.
Casa da Cabeça do Leão
Hotel Esperança
Coreto
Fonte Luminosa
Luisa Todi
Escola Conde de Ferreira
O Conde Ferreira foi um dos grandes impulsionadores da instrução pública em Portugal. Deixou um legado para a construção e mobília de 120 escolas primárias de ambos os sexos em terras que fossem cabeças de concelhos, todas com a mesma planta e com habitação para o professor, sendo depois de terminadas entregues às respectivas juntas de paróquia. O seu custo por unidade não deveria exceder 1 200$00.
Das 120 escolas previstas no testamento do conde, foram construídas 91, das quais 21 foram, entretanto, demolidas.
As restantes 70 continuam a funcionar para os mais diversos fins, desde ensino a serviços municipais, passando por sedes de juntas de freguesias, bibliotecas, museus municipais ou mesmo instalações de forças de segurança. A escola de Setúbal é hoje sede da Junta de Freguesia de São Julião
Monumento à Resistência Antifascista, à Liberdade e à Democracia
O autor da escultura José Aurélio confirma que uma das mensagens que pretendeu passar foi "a necessidade de solidariedade entre os homens para formar um bloco de resistência"
Auditório José Afonso, um dos maiores espaços, ao ar livre, preparados para receber grandes espectáculos
Esplanada "Laranja"
Sem comentários:
Enviar um comentário