Romaria de S. Luís da Serra, 1952


Às portas da cidade de Setúbal ergue-se a Serra de S. Luís um maciço calcário também ela integrada no Parque Natural da Arrábida. No seu ponto mais alto tem-se o privilégio de uma visão fantástica de toda a península de Setúbal e vale do Tejo.

A lenda de S. Luís da Serra.
Diz a lenda que S. Luís era oriundo de famílias pobres e para minimizar a carência da família dedicava-se a pastar os animais. Foi-lhe atribuído alguns factos milagrosos. Tornou-se Bispo em Tolosa, e designado protector dos rebanhos.
Conta a lenda, que em determinado dia andava um outro pastor com o seu rebanho numa das encostas da serra, e ao anoitecer no meio dos penhascos e mata densa, o pastor deixou tresmalhar os animais, preocupado procurou a sua busca mas foi em vão. Então, relata o compêndio de Lendas de Setúbal, que destronado e choroso, invocou a protecção de S. Luís da Serra prometendo-lhe ingenuamente um fato quando fosse homem. Pois instantes volvidos o balir forte das ovelhas, identificou exactamente o sitio perigoso. O rebanho foi salvo e o pastor aguardava ao que parece, oportunidade para cumprir a sua promessa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário