Tróia

1926- Banhistas, Ponte em Tróia e barco que fazia a travessia do Rio Sado


Década de 50


Zona da Galé, Década de 50

1953


   1956 - O Expresso, um dos barcos que fazia a travessia, Setúbal-Tróia-Setúbal


 1957


 1967 - Veraneantes a caminho da Praia da Galé


1973 - Hovercraft, destinado ás carreiras (mais rápidas) Setúbal-Tróia


Situada numa zona de grande beleza natural, a Península de Tróia é uma faixa de areia dourada com cerca de 17km de comprimento e 1,5km de largura, rodeada por um mar azul que faz deste local um destino privilegiado para momentos de lazer.

As praias de Tróia são famosas pela sua tranquilidade e boas condições que oferecem a todos os visitantes, usualmente praias de larga extensão que consagram espaço e condições para todos.

Este é um local ocupado pelo homem desde tempos antigos, sendo no período de ocupação Romana uma ilha do delta do Sado, denominada de Ilha de Acála, sendo ainda hoje visíveis as Ruínas Romanas de Tróia que atestam este período histórico, nomeadamente desde o século I d.C..
Tróia serviu então, durante muitos séculos e no encaminhamento da utilização dada pelos Romanos, como um local industrial de salga e conserva de peixe e de funções piscatórias em geral, tendo no século XVIII tido lugar escavações arqueológicas que confirmaram a existência de antigos pequenos aglomerados residenciais.

2 comentários:

  1. Para memória futura.................

    ResponderEliminar
  2. Nasci em 1973 e ainda me lembro de ir para tróia no hovercraft, inclusivé o acidente entre um hovercraft e outro barco, deveria de ter 5 ano penso eu.

    ResponderEliminar