Ciclone de 1941

Av. Luisa Todi

Parque das Escolas - Atual Largo José Afonso


O ciclone mais intenso verificado nos últimos anos foi o de 15 de Fevereiro de 1941, produzindo em poucas horas estragos em quase todo o território de Portugal Continental.
Em Setúbal, no Sado, amarou de emergência um "Short Sunderland", grande hidroavião quadrimotor inglês, com um motor inoperativo.
A parte baixa da cidade ficou completamente alagada.


2 comentários:

  1. O avião da foto não é um Short Sunderland mas um bombardeiro bimotor Bristol Blenheim. Sobre o Sunderland a informação que obtive é que terá de facto amarado no estuario do Sado mas em 1943 ("Em 5 de Março de 1943 amarou no estuário do Rio Sado um avião Short Sunderland Mk I pertencente à 95ª Esquadra da RAF, com um motor avariado e sob grande tempestade" em http://altimagem.blogspot.pt/2013/04/62-short-sunderland.html). Mas na verdade também disponho de um foto datada de 24-02-1941 de um Sunderland amarado no que parece ser o estuário do Sado.
    Consegue precisar as suas fontes ?
    Excelente trabalho.
    José Alfaiate
    http://asasdeferro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado. Parece ser sem dúvida um Bristol. Contudo, aquela característica cobertura envidraçada do focinho do Blenheim, não é muito evidente. Mas, por outro lado, o Beaufighter tinha um focinho muito mais curto... Seria um clone dos dois ?!? :)

      Eliminar